quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Seminário aborda o papel do leigo na sociedade


Manaus (AM) acolheu nos dias 21 a 23, o Seminário com os responsáveis pela formação para o Laicato e Cursos de Teologia para Leigos do Regional Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima).

Durante o encontro, que reuniu 35 participantes, houve partilha de experiências de formação da arquidiocese, dioceses e prelazias do Regional, bem como a elaboração de indicativos para a formação e para os cursos de Teologia para leigos.
Em sua exposição, o diácono Paulo Felizola, da arquidiocese de Manaus, fez uma exposição retomando quem são os leigos, sua vocação e missão na sociedade e explicitou a importância da formação para o laicato a partir do Vaticano II e das Conferências do Episcopado Latino-americano. Concluiu sua apresentação com a realidade que desafia a Igreja na Amazônia e afirmou “que é nessa realidade marcada pela exclusão e miséria de parte significativa da população que os leigos devem estar presentes e serem discípulos missionários de Jesus e construtores de um mundo novo sinal do Reino de Deus”.
As dioceses e prelazias tiveram espaço para apresentar como se desenvolve a formação em suas Igrejas particulares. Socializaram também suas experiências, leigos dos Regionais Norte 2 e Noroeste, tendo presente a realidade da Amazônia e o que está sendo feito no processo formativo. Os participantes elaboraram sugestões de indicativos para a formação e para os cursos de teologia para leigos de maneira especial para o Regional Norte 1.
Participaram do Seminário o bispo emérito de Tefé e referencial dos Leigos do Regional Norte 1, dom Mário Clemente; o bispo de Macapá e membro da Comissão para o Laicato, dom Pedro Conti; a assessora da Comissão Especial para a Amazônia, irmã Maria Irene Lopes do Santos; a secretária do Regional Norte 1, irmã Maria do Carmo Mendes; o secretário Adjunto do CNLB, Luis Antonio Ferreira. De acordo com eles, o Seminário foi produtivo pela participação, pela partilha e pelas sugestões elaboradas.
No dia 21 pela tarde aconteceu uma reunião de trabalho com leigos dos Regionais Norte 1 e 2 e Noroeste para analisar a realidade do laicato na região norte e pensar projetos para o quadriênio (2011-2015).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

recados para orkut


Reflexão

Todas as pessoas costumam falar em justiça ,mas para a maioria delas o fundamento dessa justiça são princípios e valores humanos, principalmente o que está escrito nas leis. Para nós cristãos, esse critério não é suficiente para entendermos verdadeiramente o que é justiça. Não é suficiente em primeiro lugar porque nem tudo o que é legal, é justo ou moral, como por exemplo a legalização do divórcio, do aborto ou da eutanásia. Também devemos levar em consideração que todas as pessoas, embora sejam seres naturais, possuem um dom de Deus que faz delas superiores à natureza, participantes da vida divina, e como Deus é amor, o amor é, para quem crê, o único e verdadeiro critério da justiça

CNBB - Imprensa