sábado, 14 de julho de 2012

Pastoral nipo-brasileira celebra seu 50º congresso nacional


E-mailImprimirPDF
nipo



Ocorre, de 12 a 15 deste mês de julho, o 50º Congresso dos missionários e missionárias da Pastoral Nipo-Brasileira – PANIB, no Brasil. A PANIB é uma associação cívico-religiosa, sem fins lucrativos, fundada em l967, em Londrina-PR, durante uma assembleia nacional e hoje tem sua sede em São Paulo, no bairro Aclimação. O evento está sendo realizado no Centro Pastoral Santa Fé, na capital paulista.

A pastoral nipo-brasileira Integra o Setor Pastoral da Mobilidade Humana da CNBB, congregamdo todos os missionários/as católicos (padres, religiosas e leigos/as) que se dedicam, direta ou indiretamente, à evangelização e catequese junto aos japoneses e seus descendentes ou outros, radicados no Brasil. Anunciar-lhes a Boa Nova, levando-os à comunhão eclesial e à solidariedade humana, é seu grande objetivo.
Para alcançar este objetivo a Panib procura: estimular os missionários/as a integrarem-se no plano pastoral das respectivas dioceses e paróquias; fornecer oportunidades para aprofundarem o conhecimento sócio-político-econômico-cultural e religioso do Brasil; favorecer a vivência espiritual, através de retiros, encontros, reuniões, romarias e outros eventos; e animar a convivência fraterna.
“Como missionários (as) da Pastoral Nipo-Brasileira, seguindo os passos do nosso venerável fundador Mons. Domingos Chohati Nakamura, chegamos ao histórico marco do Congresso Jubilar Nacional da PANIB, evento no qual os missionários se encontram a cada ano para celebrar a alegria da caminhada com o povo, partilhar as muitas e ricas experiências, lutas e vitórias, para matar a saudades e reabastecer-se da força de Jesus no encontro com os irmãos e irmãs”, escreve Pe. Antonio Isao Yamamoto, presidente da Associação.
Os principais temas de reflexão durante o Congresso são Comunidade e Juventude, tendo como base as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Estes temas são aprofundados são aprofundados com a reflexão de Dom Júlio Endi Akamine.
O encerramento do Congresso, no domingo, dia 15, ocorrerá com uma Celebração Eucarística de ação de graças pelos 50 anos de caminhada.
A Equipe do Setor Mobilidade Humana da CNBB, parabeniza a Pastoral Nipo-Brasileira em seu 50º Congresso. Receba nossas orações e votos de muitas alegrias em seu apostolado. Que o Espírito de Deus acompanhe e continue abençoando a todos os missionários e missionárias que atuam na PANIB, e que a Mãe Aparecida interceda junto a seu Filho, Jesus, pela grande família japonesa em nosso meio.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

recados para orkut


Reflexão

Todas as pessoas costumam falar em justiça ,mas para a maioria delas o fundamento dessa justiça são princípios e valores humanos, principalmente o que está escrito nas leis. Para nós cristãos, esse critério não é suficiente para entendermos verdadeiramente o que é justiça. Não é suficiente em primeiro lugar porque nem tudo o que é legal, é justo ou moral, como por exemplo a legalização do divórcio, do aborto ou da eutanásia. Também devemos levar em consideração que todas as pessoas, embora sejam seres naturais, possuem um dom de Deus que faz delas superiores à natureza, participantes da vida divina, e como Deus é amor, o amor é, para quem crê, o único e verdadeiro critério da justiça

CNBB - Imprensa