quarta-feira, 1 de maio de 2013

Projeto Centralidade da Criança é apresentado em fórum do Celam


E-mailImprimirPDF
pastoral crianca 23.04





Representantes dos departamentos do Conselho Episcopal Latino- Americano (Celam), da Visão Mundial e Pastoral da Criança do Brasil e da Colômbia    reuniram-se em Bogotá, entre os dias 17 a 19 de abril, para debater as condições da criança no continente, em suas diferentes perspectivas. O Projeto Centralidade da Criança (Centralidad de la Niñez), apresentado durante o fórum na Colômbia, responde ao apelo dos bispos na Carta de Aparecida para que a infância seja destinatária de ação prioritária da Igreja, da família e do Estado.

Iniciado há cerca de um ano, o projeto pastoral integral é uma ação conjunta entre o Celam, Pastoral da Criança (Brasil) e a organização não-governamental cristã Visão Mundial, que tem atuação em mais de cem países. A proposta é criar uma comunidade, uma rede de interação permanente voltada para a  promoção da vida plena e desenvolvimento integral das crianças da  América Latina e Caribe.
“O objetivo é reconhecer a infância como uma etapa decisiva de especial cuidado por parte da Igreja, da sociedade e do Estado, inspirado na atitude de Jesus para com as crianças, que eram as prediletas do reino”, afirmam as entidades que desenvolvem o projeto no documento enviado aos presidentes das conferências episcopais. “A igreja atenderá a formação integral, para defender a dignidade e direitos inalienáveis, velar pela educação em um ambiente solidário e afetivo que garanta o pleno desenvolvimento da criança”, assinalam.
O projeto será ancorado em uma plataforma virtual (internet) com todas as possibilidades que essa tecnologia oferece. De acordo com a proposta apresentada aos participantes do fórum, o site será um espaço de encontro e intercâmbio de conhecimentos, trabalho e experiências em torno da criança.  Nessa perspectiva, a ideia é promover a Pastoral da Criança - cuja metodologia já é adotada em mais de vinte países –  como modelo replicável para o cuidado com a criança na América Latina e Caribe. O site será, assim, um espaço privilegiado para a difusão das ações, práticas e materiais educativos da Pastoral da Criança.
Objetivos e propostas da rede “Centralidad de Niñez”
. Criar sinergia entre os voluntários da Pastoral da Criança na  América Latina e  Caribe.
. Promover e fortalecer a espiritualidade e acompanhamento pastoral das pessoas que trabalham com a criança.
. Ser um instrumento de animação do desenvolvimento espiritual das crianças, famílias e comunidades.
. Espaço para reflexão pastoral de caráter ecumênico que tenha como público tanto as crianças como os adultos.
. Criar sinergia entre as diferentes instituições que trabalham com a primeira infância e a criança dentro de um enfoque integral e holístico.
. Oferecer cursos de formação virtual ou presencial para o fortalecimento das competências para os membros da rede.
. Identificar e publicar as ações de desenvolvimento integral da criança na América Latina e Caribe.
. Biblioteca, com livros eletrônicos – ferramenta para integrar a informação disponível em desenvolvimento da criança para consulta e aperfeiçoamento das práticas.
. Espaço de Arte – divulgar vídeos e filmes com valores que promovam a interculturalidade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

recados para orkut


Reflexão

Todas as pessoas costumam falar em justiça ,mas para a maioria delas o fundamento dessa justiça são princípios e valores humanos, principalmente o que está escrito nas leis. Para nós cristãos, esse critério não é suficiente para entendermos verdadeiramente o que é justiça. Não é suficiente em primeiro lugar porque nem tudo o que é legal, é justo ou moral, como por exemplo a legalização do divórcio, do aborto ou da eutanásia. Também devemos levar em consideração que todas as pessoas, embora sejam seres naturais, possuem um dom de Deus que faz delas superiores à natureza, participantes da vida divina, e como Deus é amor, o amor é, para quem crê, o único e verdadeiro critério da justiça

CNBB - Imprensa