MISSA - A CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
I) INTRODUÇÃO
╬ CRISTO OFERECEU-SE A SEU PAI PELOS NOSSOS PECADOS – Jesus expressou de modo supremo a oferta livre de si mesmo na refeição que tomou com os doze Apóstolos, na noite em que foi entregue. Jesus fez desta última ceia o MEMORIAL DE SUA OFERTA VOLUNTÁRIA AO PAI : “ISTO É O MEU CORPO QUE É DADO POR VÓS – ISTO É O MEU SANGUE QUE É DERRAMADO POR MUITOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS”.
A EUCARISTÍA, que Jesus instituiu naquele momento será o MEMORIAL DO SEU SACRIFÍCIO – Jesus inclui os Apóstolos na sua própria oferta e pede a eles que a perpetuem.
Na última Ceia, com os Apóstolos, na noite em que foi entregue, JESUS, nosso salvador instituiu o “SACRIFÍCIO EUCARÍSTICO DE SEU CORPO E SANGUE”, que será perpetuado pelos séculos, até que volte.
╬ A IGREJA – Todos os homens são chamados a pertencer ao Povo de Deus. Povo este, que permanecerá “uno e único” deverá estender-se a todo o mundo e todos os tempos. Esta marca de “universalidade”, que marca o povo de Deus é um dom do próprio Senhor, pelo qual a “Igreja Católica”, de maneira eficaz e perpétua reúne toda a humanidade com todos os eus bens sob Cristo, “cabeça”, na unidade do Espírito.- Esta Igreja de Cristo está verdadeiramente presente em todas as legítimas comunidades de fiéis – Nela os fiéis se reúnem pela pregação do Evangelho de Cristo – Nela se “Celebra o Mistério da Ceia do Senhor”: Sacramento do Amor, Sinal de unidade, Vínculo de caridade, Banquete Pascal; onde Cristo é recebido como alimento.
╬ A CELEBRAÇÃO LITÚRGICA DA EUCARISTIA – A liturgia da Eucaristia desenrola-se segundo uma estrutura fundamental que se conservou ao longo dos séculos até os nossos dias. Desdobra-se em dois grandes momentos:
1) A LITURGIA DA PALAVRA, com as leituras, a homília e a oração universal; e
2) A LITURGIA EUCARÍSTICA, com a apresentação do pão e do vinho, a ação de graças e a comunhão.
Estes dois momentos constituem juntos “um só e mesmo ato de culto” – A mesa preparada para nós na Eucaristia é ao mesmo tempo, A DA PALAVRA DE DEUS e a DO CORPO DE DEUS. Por acaso não é exatamente este o desenrolar da Ceia Pascal de Jesus ressuscitado com seus discípulos? – “Estando a caminho, explicou-lhes as Escrituras e em seguida, colocando-se à mesa com eles, tomou a pão, abençoou-o, depois partiu-o e distribuiu-o a eles” – Este é o movimento da celebração, da qual comumente chamamos de “MISSA” - “ASSEMBLÉIA EUCARÍSTICA.
Momento este, onde “todos se reúnem” em um mesmo local, em que o próprio Cristo é o protagonista principal – Ele é o Sumo Sacerdote, é Ele mesmo quem preside invisivelmente toda a Celebração Eucarística. É representando-o que o Bispo ou o Sacerdote (presbítero) preside a Assembléia, toma a palavra depois das leituras, recebe as oferendas e profere a oração Eucarística.
╬ AÇÃO DE GRAÇAS E LOUVOR AO PAI – Se os cristãos celebram a Eucaristia desde as origens , e sob uma forma que, na sua substância, não sofreu alteração através da grande diversidade dos tempos e das liturgias, é porque temos consciência de estarmos ligados ao mandato do Senhor, dada na véspera de sua Paixão: “Fazei isto em memória de mim” ( 1Cor 11, 24 e 25). Esta ordem do Senhor é cumprida celebrando o “MEMORIAL DE SEU SACRIFÍCIO : A SANTA MISSA”.
Ao fazer-mos isto, oferecemos ao Pai o que Ele mesmo nos deu. Por isso, temos de considerar a Eucaristia, como:
· AÇÃO DE GRAÇAS E LOUVOR AO PAI;
· MEMORIAL DO SACRIFÍCIO DE CRISTO E DO SEU CORPO; e
· PRESENÇA DE CRISTO PELO PODER DE SUA PALAVRA E DO SEU ESPÍRITO.
Neste divino sacrifício que se realiza na “MISSA”, este mesmo Cristo, que se ofereceu a si mesmo uma vez de maneira cruenta no altar da cruz, está contido e é imolado de maneira incruenta.
II) ELEMENTOS DA CELEBRAÇÃO DA LITURGIA EUCARÍSTICA :
÷ O CELEBRANTE – o Concílio Vaticano II diz que o Padre age “in persona Christi”, isto é, em lugar da pessoa de Jesus. Além de SACERDOTE, o Padre é PRESBÍTERO e PROFETA. E como Sacerdote, administra os Sacramentos e preside o Culto Divino.
÷ O ALTAR – a existência do ALTAR é tão antiga quanto a história da humanidade. A primeira menção de ALTAR, na Bíblia, aparece com Noé, que ofereceu um sacrifício sobre um “altar” – O ALTAR represente a mesa da Ceia do Senhor. Lembra também a Cruz de Jesus, que foi como um “altar” onde o senhor ofereceu o sacrifício de sua própria vida.
÷ AS VESTES – para lidar com as coisas sagradas o Padre usa de sinais sagrados, colando VESTES, que o distinguem das outras pessoas. São os seguintes:
* TÚNICA : A túnica e uma dessas vestes. É um manto geralmente branco, longo, que cobre todo o corpo. Lembra a túnica de Jesus, "sem costura de alto a baixo", sobre a qual os soldados tiraram sorte, para ver a quem caberia.
* ESTOLA: É uma faixa vertical; separada da túnica, a qual desce do pescoço do padre, com duas pontas na frente. Sua cor varia de acordo com a Liturgia do dia. Existem quatro cores na Liturgia: verde, branco, roxo e vermelho. A estola simboliza o poder sacerdotal.
* CASULA: Vai sobre todas as vestes. Cobre todo o corpo. A cor varia conforme a Liturgia, como a estola. É uma veste solene, ampla, que deve ser usada nas Missas dominicais e dias festivos.
* AMITO: Há padres que usam também o amito. É um pano branco que envolve o pescoço do celebrante. Veste-se antes da túnica ou da alva.
* CÍNGULO: É um cordão que prende a alva ou a túnica ~ altura da cintura. (A alva é uma veste semelhante à túnica. Usa-se uma ou outra).
÷ OS OBJETOS: Na celebração Eucarística Jesus se oferece ao Pai por nós, e reúne, neste grande oferecimento, a humanidade e toda a criação, pois do senhor é a terra e tudo que nela existe. São os seguintes os objetos usados na Missa:
* HÓSTIA: é pão de trigo puro: Há uma hóstia grande para o Presidente da Celebração e as pequenas para o povo. A do padre é grande parar ser vista de longe, na elevação, e ser repartida entre alguns participantes da Celebração.
* VINHO: é vinho puro, de uva. Assim como o pão se muda no Corpo de Cristo na consagração, o vinho se muda no Sangue do Senhor, vivo e ressuscitado.
* CÁLICE: é uma "taça" revestida de ouro ou prateada. Nele se deposita o vinho a ser consagrado. ,
* ÂMBULA: É semelhante ao cálice, mas tem uma .tampa. Nela se colocam as hóstias. Após a Missa é guardada no sacrário com as hóstias consagradas.
* PATENA: é um "pratinho” de metal. Sobre ele se coloca a hóstia grande.
* ÁGUA; é água natural. Serve para purificar as mãos do sacerdote e ser colocada no vinho (umas gotas só), para simbolizar a união da humanidade com a Divindade,
* PALA: é uma peça quadrada, dura, (um cartão revestido de linho). Cobre o cálice.
* SANGUINHO: é uma toalhinha comprida, branca. Serve para enxugar o cálice e a âmbula.
* CORPORAL: é uma toalhinha quadrada. Chama-se corporal porque sobre ela coloca-se o Corpo do Senhor (Âmbula e Cálice), no centro do altar.
* GALHETAS: São como duas jarrinhas de vidro. Numa vai a água, na outra, o vinho. Elas estão sempre juntas, num pratinho, ao lado do altar.
* MANUSTÉRGIO: Vem da palavra latina "manus", que quer dizer "mão". É para enxugar as mãos do Presidente, no ofertório.
* MISSAL: É um livro grosso que tem o rito da Missa, menos As Leituras, que estão num outro livro chamado Lecionário. Nosso Missal é o "Romano", porque é aprovado peto Papa, que tem sua sede em Roma, embora a Missa seja na língua pátria.
* CRUCIFIXO: Sobre o altar ou acima dele deve haver um crucifixo, para lembrar que a Ceia do Senhor é Inseparável do seu Sacrifício Redentor. Na Ceia, Jesus deu aos discípulos o ”Sangue da Aliança, que ia ser derramado por muitos para o perdão, pecados" (Cf. Mt 26,28).
* VELAS: Sobre o altar vão duas velas: A chama da vela é o símbolo da fé, que recebemos de Jesus, "Luz do Mundo", no Batismo e na Crisma. É um sinal de que a Missa só tem sentido para quem vive a fé.
* FLORES: Em dias festivos, podem-se colocar flores. O certo não é "sobre" o altar, mas ao lado dele, pois o altar não é para pôr "coisas".
÷ OS GESTOS: O homem é corpo e alma. Há nele uma unidade vital. Por isso ele age com a alma e com o corpo ao mesmo tempo. O seu olhar, as suas mãos, a sua palavra, o seu silêncio, o seu gesto. A nossa fé, o nosso amor e os nossos sentimentos são manifestados através dos gestos, das palavras, dos cantos, da posição do corpo e também do silêncio. Como já vimos, a Missa é o louvor visível do povo de Deus, por isso, rezamos com o corpo também, dizendo palavras e fazendo gestos. Vejamos o significado dos gestos:
* SENTADO: é uma posição cômoda que favorece a catequese, boa para a gente ouvir as Leituras, a homilia e meditar. é a atitude de quem fica à vontade e ouve com satisfação.
* DE PÉ: é uma posição de quem ouve com atenção e respeito, tendo muita consideração pela pessoa que fala. Indica prontidão e disposição para obedecer. Foi, desde o início da Igreja, a posição do "orante".
* DE JOELHOS: de início o cristão ajoelhava-se somente nas orações particulares. Depois toda a comunidade passou a ajoelhar-se em tempo de penitência. Agora essa posição é comum diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e do vinho. Ajoelhar-se perante alguém era sinal de homenagem a um soberano. Hoje significa adoração a Deus. São Paulo diz: "Ao nome de Jesus, se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra" (FI 2, 10). Rezar de joelhos é mais comum nas orações individuais.
* GENUFLEXÃO: é um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e dela saímos, se ali existe o sacrário. Também fazemos genuflexão diante do crucifixo na Sexta-Feira Santa, em sinal de adoração. (Nao é adoração à cruz, mas a Jesus que nela foi pregado).
* INCLINAÇÃO: Inclinar-se diante de alguém é sinal de grande respeito é também adoração, diante do Santíssimo Sacramento. Os fiéis podem inclinar a cabeça para receber a benção solene.
* PROCISSÃO: Na Missa podemos fazer diversas procissões, se forem Convenientes: na Entrada do Presidente, no Evangelho, no Ofertório, na Comunhão. As nossas procissões simbolizam a peregrinação do Povo de Deus para a casa do Pai. Somos uma Igreja "peregrina".
* MÃOS LEVANTADAS: é atitude dos "orantes". , Significa súplica e entrega a Deus. É o gesto aconselhado por Paulo a Timóteo: "Quero, pois, que os homens orem em qualquer lugar, levantando ao céu as mãos puras, sem iras e sem contendas" (1 Tm 2,8).
* MÃOS JUNTAS: Significam recolhimento Interior, busca de Deus, fé, súplica, confiança e entrega da vida. É atitude de profunda piedade.
* PROSTRAÇÃO: Gesto muito antigo, bem a gosto dos orientais. Estes se prostravam com o rosto na terra para orar. Assim fez Jesus no Horto das Oliveiras. Hoje essa atitude é própria de quem se consagra a Deus, como na ordenação sacerdotal. Significa morrer para o mundo e nascer para Deus com uma vida nova e uma nova missão.
* SILÊNCIO:O silêncio tem seu valor na oração. Ajuda o aprofundamento nos mistérios da fé. "0 Senhor fala no silêncio do coração". É oportuno fazer silêncio depois das Leituras, da homilia e da Comunhão, para interiorizar o que o Senhor disse. Meditar é também uma forma de participar.
÷ O CANTO: O canto litúrgico não tem o sabor do canto teatral. Deverá estar isento
de vaidade e exibição. Também, o som dos instrumentos é para ajudar as vozes e não para abafar o canto. O que se deve ouvir é o povo cantando. A equipe de liturgia não é para substituir o canto da Assembléia, mas para animá-la a cantar.
Por isso, o Concílio recomenda que se use inteligentemente do canto religioso popular, que está mais na alma do povo. E aqui, vem o papel do canto na Missa: ele está a serviço do louvor de Deus e de nossa santificação. O canto, na liturgia, não é só para enfeitar e fazer a Celebração ficar mais bonita. É mais que isso. Ele é “oração”.
III) O MOVIMENTO DA CELEBRAÇÃO
A missa tem o seu desenvolvimento dividido em 4 partes:
1) - RITOS INICIAIS;
2) - LITUTGIA DA PALAVRA;
3) - LITURGIA EURARÍSTICA; e
4) -RITOS FINAIS.
A LITURGIA DA PALAVRA E A LITURGIA EUCARÍSTICA
÷ A LITURGIA DA PALAVRA comporta os escritos dos profetas, isto é, o ANTIGO TESTAMENTO, e as memórias dos Apóstolos, isto é, as EPÍSTOLAS e os EVANGELHOS. E se desenvolve na seguinte seqüência:
- Monição para a 1a Leitura (sentados)
- Proclamação da 1a Leitura (sentados)
- Salmo Responsorial (sentados)
- Monição para a 2a Leitura (sentados)
- Proclamação da 2a Leitura (sentados)
- Monição para o Evangelho (sentados)
- Canto de aclamação ao Evangelho (de pé)
- Proclamação do Evangelho (de pé)
- Homilia ( pregação) (sentados)
- Profissão de Fé (de pé)
- Oração dos Fiéis (de pé)
Antes do Concílio Vaticano II não se dava muita importância a Liturgia da Palavra. Para muitos, a Missa era só a Liturgia Eucarística. Até chamavam a Liturgia da Palavra de "Antemissa" ou "Missa dos Catecúmenos". Ainda hoje a Liturgia da Palavra continua sendo uma preparação para a Eucaristia, mas de importância vital, como duas partes que se completam. Santo Agostinho já dizia: "A Palavra de Deus não é menos importante que o Corpo de Cristo". Hoje até se fala em "Pão da Palavra e Pão da Eucaristia" para se referir a importância das duas partes. Pois o Sacramento sem a Palavra de Deus perderia o seu sentido e a sua eficácia.
Pelo que vimos, a Palavra de Deus merece o máximo de respeito. Na Missa, sobretudo, não é para ser apenas "lida", mas "proclamada" ou anunciada com o poder do Espirito Santo. Portanto, até a posição do leitor precisa ser digna: jamais com a mão no bolso, coçando a cabeça, de camisa aberta ao peito, ou de qualquer outro modo que não seja condizente com o nobre exercício desse ministério. A proclamação deve ser feita solenemente, com voz clara, pausada, com boa pronúncia, bem ajustada ao microfone, de tal modo que todos possam ouvir e entender.
NA PALAVRA ENCONTRAMOS A PRESENÇA DO PRÓPRIO DEUS
÷ A LITURGIA EUCARÍSTICA:
Na Liturgia Eucarística, todos são "celebrantes" do Mistério da Salvação. Ninguém" assiste" passivamente. São todos convivas do divino banquete. Cada um deve sentir-se convidado pessoalmente por Jesus, que é o Presidente "invisível" da Celebração. O Missal Romano diz: "Na Missa ou Ceia do Senhor, o Povo de Deus é convidado e reunido, sob a presidência do sacerdote, que representa a Pessoa de Cristo para celebrar a memória do Senhor ou Sacrifício eucarístico. Por isso, a esta reunião local da santa Igreja aplica-se, de modo eminente, a promessa de Cristo: "Onde dois ou mais estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles" (Mt 18,20).
Ninguém se sinta isolado e esquecido dentro da Missa: Jesus reuniu em torno da Mesa os seus amigos. Em Cristo, todos se fazem irmãos, filhos do mesmo Pai, sem distinção entre ricos e pobres, doutores e analfabetos. É como está escrito: "Há um só corpo e um só espirito, assim como, graças à vossa vocação, fostes chamados a uma só esperança. Há também um só Senhor, uma só fé, um só Batismo, um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, por todos e em todos" (Ef 4, 4-6).
Todos os gestos, palavras, preces e cantos realizados na Liturgia da Palavra devem levar a Assembléia a participar da Ceia que o Senhor desejou "ardentemente" celebrar com seus discípulos. E a Missa não pode ficar reduzida somente àquela hora de rito. Ela deve dar sentido a toda nossa vida.
A LITURGIA EUCARÍSTICA, se desenvolve na seguinte seqüência:
I) PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS:
- Canto e Preparação das Oferendas (sentados)
- Apresentação do Pão e do Vinho (sentados)
- Presidente lava as mãos (sentados)
- Orai, irmãos (de pé)
- Oração sobre as oferendas (de pé)
II) ORAÇÃO EUCARÍSTICA:
- Prefácio e “SANTO” (de pé)
- Invocação ao Espírito Santo (de pé)
- Narrativa da Ceia (de joelhos ou de pé)
- Consagração do pão e do vinho (de joelhos ou de pé)
- Eis o Mistério da fé (de joelhos ou de pé)
- Lembra a morte e ressurreição de Jesus (de pé)
- Orações pela Igreja (de pé)
- Louvor final (por Cristo...) (de pé)
III) RITO DA COMUNHÃO:
- Pai Nosso e oração seguinte (de pé)
- Saudação da paz (de pé)
- Fração do Pão (de pé)
- Cordeiro de Deus (de pé)
- Felizes os convidados (de pé)
- Distribuição da Comunhão (sentados)
- Ação de graças (sentados)
- Oração após a Comunhão (de pé)
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