segunda-feira, 18 de outubro de 2010

HORA SANTA (CATEQUESE)

CANTO INICIAL (DOM DA VIDA)
DIR: Hoje nos reunimos para ficarmos uma hora diante de Jesus, presente na Hóstia Consagrada. Um dia Jesus disse aos Discípulos:
TODOS: “Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o reino de DEUS é daqueles que se parecem com elas. Em verdade vos declaro: Quem não receber o Reino de Deus como uma criancinha, nele não entrará .”
DIR: Por isso esse momento com as crianças e adolescentes, deixa o coração de Jesus muito feliz, pois estamos realizando seu desejo, o de ter cada um de nós em sua presença.

(canto aclamação )

Ler MT 26,36-46    Partilhar

DIR:Queridas crianças e adolescentes, aqui no altar está o Deus que tanto nos ama... que tanto nos quer bem. Aqui está, diante de nossos olhos e da nossa fé, Jesus Cristo presente na Hóstia Consagrada, Jesus vivo, Jesus em pessoa, tão real e tão vivo como está no céu.
TODOS: Ó Jesus, nós cremos que Vós estais presente na Hóstia consagrada. E nós Vos adoramos.
Canto (Jesus eu Te amo)
TODOS: Ó Jesus, presente na EUCARISTIA, viemos aqui, para vos adorar, para vos agradecer e para vos pedir perdão.
 DIR:Jesus, instituindo a Eucaristia, quis ser o sacrifício, o alimento, o companheiro da Igreja peregrina que somos nós, a caminho em direção à casa do Pai. Ele está no meio de nós, caminha a nosso lado para nos unir uns aos outros e para fazer-nos viver na unidade em sua grande família.
TODOS: Ó Jesus, muito obrigado, por todos os benefícios que, em vosso infinito amor e infinita misericórdia nos concedestes. Nós Vos amamos e agradecemos de todo o coração.
 MENINOS: Queremos rezar, não só por nós, nossos familiares e amigos, mas também pelo Brasil, pelo povo sofrido.
TODOS: Senhor Jesus Cristo, que nos dissestes; “Amai-vos uns aos outros”, ensinai-nos a amar de verdade e com obras; ensinai-nos a não ser egoístas, a não pensar só em nós. Ensinai-nos a pensar nos outros e a amar sobretudo os que não são amados.
MENINAS: Senhor, fazei-nos compreender que, existem milhões de seres humanos, vossos filhos e nossos irmãos, que sofrem injustamente, e talvez já sem esperança.
MENINOS: Alguns vivem a meu lado, na minha rua. Que neste encontro convosco no Sacrário, nós possamos compreender melhor o vosso mandamento “Amai-vos uns aos outros”.
CANTO Eis que eu vos dou um novo mandamento
DIR: Senhor, queremos fazer um ato de reparação, de tanta ingratidão contra Vós. 
TODOS: Meu Senhor e meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos e peço-vos perdão por aqueles que não crêem não adoram e não Vos amam.
DIR: Vamos, diante de Jesus pedir perdão pelos nossos pecados e da sociedade.
MENINAS: Das injustiças e desamor aos pobres, marginalizados e trabalhadores;
TODOS: Senhor, tende piedade de nós.
MENINOS: Pela facilidade com que faltamos à missa, e pela indiferença quando dela participamos.
TODOS: Cristo, tende piedade de nós.
MENINAS: Pelas vezes, que não respeitamos, nossos pais, irmãos, professores e pelas vezes que mentimos.
TODOS: Senhor, tende piedade de nós.
Canto de Perdão.
DIR: Unidos a Cristo, sempre pronto a interceder por nós, vamos agora pedir pelas necessidades de todo o povo de Deus.
MENINOS: Te pedimos pela Igreja, pelo Papa, nossos sacerdotes em especial pelo padre Jorge, e por todas as vocações. Rezemos ao Senhor.
TODOS: Jesus Sacramentado, atendei-nos.
MENINAS: Pelas famílias do nosso Brasil e do mundo todo, para que vivam sempre unidas na paz, no amor e na justiça. Rezemos ao Senhor.
MENINOS: Pelos pais, para que sejam exemplo, de fé e oração para seus filhos. Rezemos.
MENINAS: Por todas as crianças, adolescentes e jovens, dependentes químicos, para que tenham força para superar os vícios que estragam suas vidas, Rezemos ao Senhor
MENINOS: Pelas pessoas que trabalham para combater as drogas e ajudam os dependentes, não percam a esperança e se fortaleçam cada dia mais pela força do Senhor. Rezemos ao Senhor.
DIR: Aceitai, Senhor, as preces do Teu povo aqui reunido.

CANTO: DE LOUVOR

DIR: Em nossa vida de família, encontramos muitas vezes conflitos entre pais e filhos. Alguns pensam que é preciso criar os filhos em completa liberdade; outros que é necessário exigir mais disciplina e exercer um controle maior sobre os filhos. O mundo de hoje oferece muitas oportunidades boas, mas também muitos perigos para a saúde de nossas crianças.
TODOS: TUDO ME É PERMITIDO, MAS NEM TUDO ME CONVÉM. (I COR 6,12a)
DIR:A família, a primeira educadora, nem sempre consegue cumprir seu papel de formadora e educadora dos filhos. O Estatuto da criança e adolescente reconhece que a família é insubstituível no desenvolvimento integral das pessoas.
TODOS: ABENÇOA, SENHOR, AS FAMÍLIAS AMÉM!
DIR: A escola, também tem sua parte de responsabilidade na educação. Das orientações que cabem à escola faz parte também a questão das drogas, da violência e de outros tipos de desvios comportamentais.
TODOS: ABENÇOA, SENHOR, AS ESCOLAS AMÉM!
DIR: A Igreja, também tem um papel importante na luta neste desafiador campo da dependência de drogas.Que a CF 2001 ‘VIDA SIM, DORGAS NÃO” impulsione as associações e movimentos eclesiais a um maior envolvimento no importante trabalho de prevenção de drogas e recuperação de dependentes, visto que comprovada está a importância da espiritualidade na recuperação de pessoas envolvidas em drogas.
TODOS: ABENÇOA SENHOR, A IGREJA AMÉM!
 DIR:Vamos fazer um momento de silêncio, para que cada um converse com Jesus e deixar Jesus também falar conosco.
DIR: Maria, mãe das Dores, queremos também neste momento nos lembrar de Ti, e agradecer por que aceitastes ser a Mãe de Jesus e ser nossa Mãe.
TODOS: Maria, Mãe de Jesus e nossa mãe, rogai por nós.
(Canto de Maria)
MENINAS: Deus de ternura e bondade, bendito sois pelo maravilhoso dom de viver! Nós Vos agradecemos, porque podemos escolher  a vida e não a morte. Fortalecei-nos na solidariedade em favor das vítimas das drogas.
 TODOS:Aumentai em nós, Senhor, perseverança na luta contra o sistema de destruição da vida.
MENINOS: Que encontremos sempre em Vossa Palavra, na Eucaristia e na comunidade o sustento para a caminhada e para a construção do Vosso Reino. Que vosso amor, ó Pai, circule em nossos corações, nas relações humanas e na sociedade, para acelerar a vinda do mundo que a gente quer: um mundo sem ódios, sem exclusões, sem drogas.
TODOS: Um mundo pleno de vida, amor, solidariedade e paz.
DIR: Por Jesus Cristo, Vosso Filho, que veio ao mundo para que todos tenham vida, na unidade do Espírito Santo.
TODOS:AMÉM

Nenhum comentário :

Postar um comentário

recados para orkut


Reflexão

Todas as pessoas costumam falar em justiça ,mas para a maioria delas o fundamento dessa justiça são princípios e valores humanos, principalmente o que está escrito nas leis. Para nós cristãos, esse critério não é suficiente para entendermos verdadeiramente o que é justiça. Não é suficiente em primeiro lugar porque nem tudo o que é legal, é justo ou moral, como por exemplo a legalização do divórcio, do aborto ou da eutanásia. Também devemos levar em consideração que todas as pessoas, embora sejam seres naturais, possuem um dom de Deus que faz delas superiores à natureza, participantes da vida divina, e como Deus é amor, o amor é, para quem crê, o único e verdadeiro critério da justiça

CNBB - Imprensa