quarta-feira, 27 de julho de 2011

Exposição de Arte Sacra da arquidiocese de Juiz de Fora mostra peças do século XVIII


E-mailImprimirPDF
cartaz1

Um resgate artístico, histórico e cultural. É com esse propósito que a arquidiocese de Juiz de Fora (MG) realiza de 3 de agosto a 20 de setembro, a I Exposição de Arte Sacra "Juiz de Fora: Nossa história é de fé, nossa Igreja tem arte - dos primórdios ao jubileu áureo da arquidiocese". O evento tem entrada franca e acontece no salão térreo da catedral, de terça a domingo, das 10h às 20h. O evento expõe peças do século XVIII até os tempos atuais. A programação faz parte das comemorações dos 50 anos da arquidiocese de Juiz de Fora.

A abertura oficial acontece às 20h, do dia 3, quarta-feira. Vão ser expostos documentos manuscritos, imagens sacras, objetos e paramentos litúrgicos e fotografias. A programação cultural também é uma atração a mais para quem participar das atividades. Visitas guiadas a instituições católicas, como Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e Biblioteca Redentorista, e missa em ação de graça pelos artistas da cidade são exemplos dela.
O encerramento da exposição vai ser marcado, no dia 19 de setembro, pelo I Seminário de Bens Culturais da Igreja em Juiz de Fora. Também com entrada franca, o simpósio vai trazer importantes palestrantes no cenário nacional do patrimônio artístico/cultural.
Para o arcebispo, dom Gil Antônio Moreira, o evento enfatiza a presença da Igreja Católica desde o início do povoamento da região. “Mostrar a longa presença benfazeja da Igreja na região de Juiz de Fora, desde o início de seu povoamento, quando esses homens pioneiros trouxeram em seus corações a força de sua fé”, destaca.
O lema da exposição é "Arte Sacra: a beleza que evangeliza". É uma realização da Comissão de Bens Culturais da arquidiocese de Juiz de Fora. Dom Gil Antônio Moreira é responsável pela Comissão Regional de Bens Culturais da Igreja - Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo).A entrada é franca, mas os interessados devem fazer inscrição, que está aberta até o dia 31 de agosto. Interessados de todo o Brasil podem participar. No site www.arquidiocesejuizdefora.org.br o interessado encontra a ficha de inscrição que deve ser enviada para o e-mailbensculturais@arquidiocesejuizdefora.org.br ou então encaminhada pelos correios: A/C Seminário de Bens Culturais / Rua Henrique Surerus, 30, Centro  CEP: 36010-030 Juiz de Fora –MG.
A expectativa é que cerca de 500 pessoas de todo o Brasil participem.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

recados para orkut


Reflexão

Todas as pessoas costumam falar em justiça ,mas para a maioria delas o fundamento dessa justiça são princípios e valores humanos, principalmente o que está escrito nas leis. Para nós cristãos, esse critério não é suficiente para entendermos verdadeiramente o que é justiça. Não é suficiente em primeiro lugar porque nem tudo o que é legal, é justo ou moral, como por exemplo a legalização do divórcio, do aborto ou da eutanásia. Também devemos levar em consideração que todas as pessoas, embora sejam seres naturais, possuem um dom de Deus que faz delas superiores à natureza, participantes da vida divina, e como Deus é amor, o amor é, para quem crê, o único e verdadeiro critério da justiça

CNBB - Imprensa