quinta-feira, 28 de julho de 2011

Secretários executivos dos Regionais da CNBB estão reunidos no Sul


E-mailImprimirPDF


Estão reunidos, desde a última segunda-feira, 25, os secretários executivos dos Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro, anualmente realizado, tem, neste ano, como regional anfitrião o Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul).

Acolhidos pelo secretário executivo do Regional Sul 3, padre Agostinho Sauthier, os demais secretários e secretárias foram chegando à Porto Alegre durante a tarde da segunda-feira. Na sede do secretariado regional puderam partilhar experiências enquanto aguardavam o transporte que fariam seus traslados para a diocese de Caxias do Sul, onde acontecem as atividades nos três primeiros dias do encontro.
Ontem, 26, a programação iniciou com estudo e reflexão sobre o papel e as atribuições do secretário executivo Regional. Para contribuir na assessoria e acompanhamento do diálogo, esteve presente o secretário geral da CNBB e bispo da prelazia de São Félix do Araguaia (MT), dom Leonardo Ulrich Steiner.
Após o momento de estudo, houve uma visitação à Igreja São Pelegrino, em Caxias do Sul, famosa pelos painéis de Aldo Locatelli e réplica da Pietà, de Michelangelo, doada pelo papa Paulo VI, em 1975, nos cem anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Na sequência, o bispo de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni presidiu uma missa no Santuário de Nossa Senhora de Caravággio, na cidade de Farroupilha.
Tendo como um dos objetivos, a possibilidade de conhecer a realidade do Regional, padre Gilmar Marchesini, coordenador diocesano de pastoral da diocese de Caxias do Sul, organizou alguns passeios. De acordo com o coordenador, é importante que os visitantes conheçam as principais fontes de renda dos moradores da Serra Gaúcha.
Hoje, 27, prosseguem os momentos de estudo na parte da manhã e visitações às cidades de Canela e Gramado, onde os secretários serão recepcionados pelo presidente do Regional Sul 3 e bispo diocesano de Novo Hamburgo, dom Zeno Hastenteufel. Nos próximos dias do encontro, ainda terão a oportunidade de conhecer a diocese de Montenegro, cujo bispo diocesano, dom Paulo De Conto fará uma apresentação da realidade da mais jovem diocese do Regional. O encontro encerra-se na próxima sexta-feira, 29, no secretariado do Regional Sul 3, em Porto Alegre.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

recados para orkut


Reflexão

Todas as pessoas costumam falar em justiça ,mas para a maioria delas o fundamento dessa justiça são princípios e valores humanos, principalmente o que está escrito nas leis. Para nós cristãos, esse critério não é suficiente para entendermos verdadeiramente o que é justiça. Não é suficiente em primeiro lugar porque nem tudo o que é legal, é justo ou moral, como por exemplo a legalização do divórcio, do aborto ou da eutanásia. Também devemos levar em consideração que todas as pessoas, embora sejam seres naturais, possuem um dom de Deus que faz delas superiores à natureza, participantes da vida divina, e como Deus é amor, o amor é, para quem crê, o único e verdadeiro critério da justiça

CNBB - Imprensa