sábado, 3 de setembro de 2011

Começa 15º Encontro Nacional da Pastoral da Educação


E-mailImprimirPDF
PASEDUC1

Tem início nesta sexta-feira, 2, na Casa de Retiro das Irmãs Franciscanas Alcantarinas em Belo Horizonte (MG), o 15º Encontro Nacional da Pastoral da Educação, evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação que inclui os Setores Universidades e Ensino Religioso, por meio da Pastoral da Educação.

O encontro que segue até domingo, 4, pretende reunir bispos referenciais, coordenadores regionais e diocesanos da Pastoral da Educação e agentes leigos que atuam nas dioceses onde a pastoral está organizada.
Além de avaliar e planejar a ação da Pastoral Educação nacional, regional e diocesana, o Encontro abordará temas que se referem às preocupações da Igreja no mundo da educação: as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o quadriênio 2011 a 2015, a Campanha da Fraternidade nas escolas, a participação da Pastoral da Educação na proposta “Mobilização das Igrejas Cristãs pela Educação”, promovida pelo MEC, Educação para a Paz, Educação em tempos difíceis (abordagem feita pela instituição Tereziana) e “Educação e Mística Cristã, o desafio de ensinar o que estamos ainda aprendendo”.
A assessoria do encontro ficará a cargo do professor Eduardo Machado, (teólogo, professor e coordenador de pastoral do Colégio Imaculada Conceição/BH); frei Carlos Josaphat, OP (teólogo, professor emérito da Universidade de Friburgo, Suíça, autor do Livro: “Ética mundial, Esperança da Humanidade Globalizada”; padre Maurílio Rodrigues (filósofo, diretor da Faculdade João Paulo II, Marília/SP); padre Luiz Carlos Dias, assessor Nacional das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização da CNBB; e dos professores Linda Goulart e Sergio Maia, da Assessoria do MEC.
A abertura, às 19h, será feira pelo bispo auxiliar da arquidiocese, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura da CNBB e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

recados para orkut


Reflexão

Todas as pessoas costumam falar em justiça ,mas para a maioria delas o fundamento dessa justiça são princípios e valores humanos, principalmente o que está escrito nas leis. Para nós cristãos, esse critério não é suficiente para entendermos verdadeiramente o que é justiça. Não é suficiente em primeiro lugar porque nem tudo o que é legal, é justo ou moral, como por exemplo a legalização do divórcio, do aborto ou da eutanásia. Também devemos levar em consideração que todas as pessoas, embora sejam seres naturais, possuem um dom de Deus que faz delas superiores à natureza, participantes da vida divina, e como Deus é amor, o amor é, para quem crê, o único e verdadeiro critério da justiça

CNBB - Imprensa