terça-feira, 20 de março de 2012

Curso de Atualização em Liturgia


E-mailImprimirPDF

Com objetivo de partilhar experiências e conhecimentos, e animar a vida litúrgica das comunidades, está sendo oferecido o Curso de Atualização em Liturgia, a ser realizado em duas etapas (dois janeiros consecutivos) em regime de internato. É organizado pela equipe do Centro de Liturgia “D. Clemente Isnard”, em São Paulo, em parceria com o Campus PIO XI do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

O centro de liturgia é constituído por um grupo de liturgistas que se dedica à formação e à pesquisa litúrgicas com objetivo pastoral de construir um saber teológico-litúrgico, na partilha e na busca de caminhos para a liturgia no Brasil, à luz da renovação. Para o curso, serão oferecidas 50 vagas, cujo conteúdo será embasado nas recomendações do Concílio Vaticano II, além de outros pronunciamentos do magistério da Igreja, em particular na América Latina e especialmente no Brasil.
A proposta é construir um saber teológico-litúrgico mediante a articulação de três momentos: a observação e descrição de ações rituais das assembleias litúrgicas; o confronto dos dados observados com os ritos fundados em Jesus Cristo e transmitidos pela Tradição; a identificação de elementos e busca de pistas para dar continuidade ao processo de renovação e inculturação da liturgia, que seja cume e fonte de uma vida cristã comprometida com a transformação do mundo.
O conteúdo programático será dividido em duas etapas. Na primeira (a ser realizada em janeiro de um ano ímpar), podemos destacar disciplinas como a Introdução ao Ofício Divino; Introdução a preparação de celebração; Música ritual; Contexto histórico geral da liturgia: dificuldades, realizações, desafios; Eucaristia como sacramento pascal; Eucologia (oração litúrgica), dentre outras. Na segunda etapa (em janeiro de um ano par), haverá Espiritualidade litúrgica; Inculturação e piedade popular; Ministérios leigos e ordenados; Matrimônio; Bênçãos; Ano litúrgico; Pastoral litúrgica, além de outra atividades complementares.
Interessados em participar podem entrar em contato com a Comissão Episcopal Pastoral Liturgia no telefone (61) 2193-8322.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

recados para orkut


Reflexão

Todas as pessoas costumam falar em justiça ,mas para a maioria delas o fundamento dessa justiça são princípios e valores humanos, principalmente o que está escrito nas leis. Para nós cristãos, esse critério não é suficiente para entendermos verdadeiramente o que é justiça. Não é suficiente em primeiro lugar porque nem tudo o que é legal, é justo ou moral, como por exemplo a legalização do divórcio, do aborto ou da eutanásia. Também devemos levar em consideração que todas as pessoas, embora sejam seres naturais, possuem um dom de Deus que faz delas superiores à natureza, participantes da vida divina, e como Deus é amor, o amor é, para quem crê, o único e verdadeiro critério da justiça

CNBB - Imprensa