quinta-feira, 3 de junho de 2010

A IGREJA - A CONTINUADORA DA SALVAÇÃO

A IGREJA - A CONTINUADORA DA SALVAÇÃO

DOUTRINA:

Quis Deus na bondade do seu coração, preparar a salvação para todos os povos, chamando-os para participar de sua vida Divina. Por isso, aos que acreditam no Cristo, quis convocá-los na Santa Igreja que, prefigurada na origem do muno, preparada por Israel, foi fundada nos “últimos tempos” manifestada pelo Espírito Santo, e será consumada em Glória nos fins dos tempos (Lc 2)

A Igreja é a reunião ou sociedade de todos os fiéis que se unem organicamente pela mesma fé, pelos mesmos sacramentos e pelo mesmo regime do Espírito Santo, formando um todo orgânico chamado “CORPO MÍSTICO DE CRISTO”. A idéia que expressa o significado mais completo de Igreja é “CORPO MÍSTICO DE CRISTO”. De fato. A Igreja por Ele fundada se tornou um organismo vivo e espiritual e deste organismo, Ele é o cabeça que dirige no mundo e atualiza a economia da salvação, prolongando através de todos os tempos.

“Dele, todo o corpo, bem ajustado e solidamente coeso por meio de todas as conjunturas de comunicações, segundo a atividade proporcionada a cada um dos membros, realiza o seu crescimento e se vai edificando na caridade”. (Ef 4, 16; Col 2, 19). “Num mesmo Espírito fomos batizados todos nós para sermos um só corpo” (I Cor 12, 13). “Tornando-nos membros deste corpo tornou-nos também membros uns dos outros” (Rom 12, 5)
AS ORIGENS DA IGREJA:

A Igreja tem suas origens em Jesus Cristo que deu início à sua Igreja com a pregação da Boa Nova, quer dizer da Vinda do Reino de Deus: “Os tempos estão cumprindo e o Reino de Deus está próximo” (Mc 1, 15). De fato, Jesus chamando os seus discípulos, constituiu 12 deles para andarem com ele, pregarem e expulsarem os demônios. (Mc 3, 13-15). “Recebei o espírito santo: Àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhe-ão retidos” (Jo 20, 19-23) e dá a Pedro o principado sobre os demais: “Eu te digo que tu és Pedro e dobre esta Pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16, 18).

E os envia ao mundo: “Ide pelo mundo inteiro e pregue o evangelho a toda criatura” (Mt 28, 19) e promete estar com eles até o fim dos tempos: “E eis que eu estarei convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28, 20; Mt 16, 18). Portanto a igreja de hoje e revela como a presença de Cristo no mundo, e através dela realiza a obra da Salvação, porque ele mesmo a instituiu.

A Igreja de Cristo tem seus sinais distintivos que definem seu caminho na peregrinação para o Pai.

UNIDADE - Todos formamos um só corpo, sem diferenças nem divisões - “Já não há grego nem judeu, circunciso nem incircunciso, bárbaro, cita, escravo ou homem livre, mas Cristo é tudo e está em todos” (Col 3, 11).
SANTIDADE - “A vontade de Deus é esta: que vos santifiqueis”. (I Tes 4, 3) cumprindo assim a palavra do Senhor: “Sede perfeito como o vosso Pai celeste é perfeito”. (Mt 5, 48)
CATOLICIDADE - “Esta boa nova do reino será pregada em todo o mundo, como testemunha a todas as gentes e então virá o fim” (Mt 2, 14)
APOSTOLICIDADE - Cristo chamou os apóstolos (Lc 12, 16) deu-lhes os pobres e instruções (Mt 10, 5) e sobre seu fundamento edificou a sua Igreja. (Ef 2, 18-20)
ETERNIDADE - “E eu estarei convosco todos os dias” (Mt 28, 20)
VISIBILIDADE - “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5, 14) “Nisto todos reconhecerão que sois meus discípulos” (Jo 13, 31)

E assim a Igreja continua seu peregrinar entre as perseguições do mundo e as consolações de Deus anunciando a Cruz, e a morte do Senhor, até que ele venha (I Cor 11, 26)
CONSTITUIÇÃO INTERNA DA IGREJA:

Cristo ao instituir a sua Igreja, instituiu também diversos ministérios, diversificando as funções. Assim os 12 apóstolos são colunas mestras da Igreja que tem em Pedro o seu alicerce (Mt 16, 18)

Os Bispos são sucessores dos apóstolos, conservando a semente apostólica que vem desde o começo. Com a colaboração dos presbíteros e diáconos presidem em nome de Deus o seu rebanho. “Quem vos ouve, a mim ouve; e vos despreza, despreza aquele que vos enviou” (Lc 10, 16). Assim, os Bispos formam o colégio apostólico, com sua cabeça - o romano pontífice e sucessor de Pedro, unidos entre si pelos vínculos da unidade, da caridade e da paz. Este colégio expressa a variedade e a universalidade do povo de Deus e ao mesmo tempo a unidade do rebanho de Cristo. Ao presbítero, ao diácono e aos fiéis cristãos, são dadas funções próprias e específicas, mostrando assim que somos a Igreja e participamos todos juntos da tríplice função ministerial de Cristo: Sacerdote, Profeta e Rei.

O POVO DE DEUS:

Aprouve a Deus salvar e santificar os homens, formando com eles um só povo. Assim escolheu Israel para seu povo e fez com ele uma “aliança”. Isto foi uma preparação e figura daquela aliança nova e perfeita que haveria de ser solada em Cristo. Este novo messiânico tem por cabeça Cristo, desta forma, o novo Israel do tempo atual se chama Igreja de Cristo porque ele a conquistou com seu sangue. Assim, cada cristão torna-se participante de todos os carismas de Cristo, pelos sacramentos que recebem, de toda graça emanada de Cristo que os torna herdeiros do Reino dos Céus, e de toda responsabilidade em edificar, com os presbíteros e os bispos, a Igreja de Cristo.

Assim, todos os discípulos de Cristo, perseverando na oração e no louvor de Deus (At 2, 42-47), ofereçam-se também a si mesmos como hóstia viva, santa e agradável a Deus e falem de Cristo aos seus irmãos (I Pe 3, 15).

OS CAMINHOS DA IGREJA;

Tudo aconteceu quando no dia de Pentecostes, o Espírito Santo, no cumprimento da promessa de Cristo desce (Jo 16, 5-15) sobre os apóstolos reunidos no cenáculo (At 2,01-13) e confirma a missão dos apóstolos no mundo. Corajosos, abrem as portas do cenáculo e partem: É a Igreja que começa a salvar o mundo.

Formam-se as primeiras comunidades que viviam juntas, na comunhão fraterna, no amor de Cristo em torno do “ágape” - refeição eucarística que os faz um só corpo na partilha dos bens e na oração (At 2, 42-47; 4, 32-37). É o começo da história de um povo que não terá mais fim. É a Igreja que perpassa os séculos e peregrina, caminha para o Pai. Passam os reinos, passam os impérios, mas ela permanece, porque é divina. Ela vem sofrendo, através de todos os tempos, as maiores vicissitudes da existência, os maiores embates da vida, mas sempre vitoriosa proclama com Cristo: “Coragem, eu venci o mundo”.

Não fazendo parte desta história, somos um membro deste povo. Reserva-nos a graça de sermos um destes discípulos, construtores desta história, que terá sua consumação no fim dos tempos. O Espírito nos assiste com suas aspirações. Podemos nos orgulhar desta glória.

O ESPÍRITO SANTO - A ALMA DA IGREJA:

Fundada no dia de Pentecostes, por promessa de Cristo, o Espírito santo continua assistindo a Igreja e agindo constantemente com suas inspirações e sua força. “O Espírito Santo habita na Igreja e nos corações dos fiéis como num templo (Cor 3, 16). Neles mora e dá testemunho de que são filhos adotivos. Leva a Igreja ao conhecimento da verdade total (Jo 16, 13) unifica-a na comunhão e no ministério, dota-a e dirige-a com diversos dons hierárquicos e carismáticos, e embeleza-a com seus frutos.” (Ef 4, 11-12). Assim, guiada e iluminada pelo Espírito Santo, caminha sempre à luz da verdade ensinada por Cristo, levando todos os homens à comunhão entre si e à comunhão com a verdade ensinada por Cristo, levando todos os homens à comunhão com o Pai.

OUTRAS DENOMINAÇÕES:

A Falta de Observação de preceitos e cuidados doutrinais vem fazendo com que se fundem igrejas uma após outra, e assim vão se fundando cinco igrejas por semana, somente no Estado do Rio de Janeiro.
Hoje é extremamente fácil montar uma igreja evangélica, Basta formar uma diretoria composta de oito pessoas, fazer uma reunião para aprovar a ata de fundação, elaborar o estatuto e registrá-lo em cartório.
O processo todo custa 250 reais, mais o que se pagar ao contador que cuida da papelada. Uma parte muito importante do empreendimento é a escolha do nome.
Algumas igrejas fazem uma salada teológica. É o caso da Igreja Evangélica Muçulmana Javé é Pai e da Igreja Evangélica Espírita Nacional. Se o fundador desiste do negócio, pode vender a igreja.
O jornal carioca 'Balcão', que publica anúncios vendendo de varas de pesca a livros raros, publicou um anúncio que oferecia uma igreja com prédio próprio, móveis e sistema de som completo, além de 'cerca de 200 membros'. Estava vendendo até os membros da congregação! Muitas das 17 mil igrejas têm nomes esquisitos. O professor Paulo Donizete Spiepierski explica que a criatividade dos nomes é fundamental para o sucesso do empreendimento: A concorrência no mercado religioso tornou-se bastante acirrada nos últimos anos. A necessidade de se diferenciar passou a ser imperativa eis alguma delas:

NOME DAS IGREJAS É PARA ARREBENTAR!!!

- Igreja da Água Abençoada
- Igreja Adventista da Sétima Reforma Divina
- Igreja da Bênção Mundial Fogo de Poder
- Congregação Anti-Blasfêmias
- Igreja Chave do Éden
- Igreja Evangélica de Abominação à Vida Torta (????)
- Igreja Batista Incêndio de Bênçãos
- Igreja Batista Ô Glória!
- Congregação Passo para o Futuro
- Igreja Explosão da Fé
- Igreja Pedra Viva
- Comunidade do Coração Reciclado
- Igreja Evangélica Missão Celestial Pentecostal
- Cruzada de Emoções
- Igreja C.R.B. (Cortina Repleta de Bênçãos)
- Congregação Plena Paz Amando a Todos
- Igreja A Fé de Gideão
- Igreja Aceita a Jesus
- Igreja Pentecostal Jesus Nasceu em Belém (do Pará?????)
- Igreja Evangélica Pentecostal Labareda de Fogo
- Congregação J. A. T. (Jesus Ama a Todos)
- Igreja Evangélica Pentecostal a Última Embarcação Para Cristo (quem
perder vai ficar!)
- Igreja Pentecostal Uma Porta para a Salvação
- Comunidade Arqueiros de Cristo
- Igreja Automotiva do Fogo Sagrado
- Igreja Batista A Paz do Senhor e Anti-Globo
- Assembléia de Deus do Pai, do Filho e do Espírito Santo
- Igreja Palma da Mão de Cristo
- Igreja Menina dos Olhos de Deus
- Igreja Pentecostal Vale de Bênçãos
- Associação Evangélica Fiel Até Debaixo D'Água (?)
- Igreja Batista Ponte para o Céu
- Igreja Pentecostal do Fogo Azul
- Comunidade Evangélica Shalom Adonai, Cristo!
- Igreja da Cruz Erguida para o Bem das Almas
- Cruzada Evangélica do Pastor Waldevino Coelho, a Sumidade
- Igreja Filho do Varão (Opa!!! Se puxar o pai vai se dar bem!!!!)
- Igreja da Oração Eficiente
- Igreja da Pomba Branca
- Igreja Socorrista Evangélica
- Igreja 'A' de Amor
- Cruzada do Poder Pleno e Misterioso
- Igreja do Amor Maior que Outra Força
- Igreja Dekanthalabassi
- Igreja dos Bons Artifícios
- Igreja Cristo é Show
- Igreja dos Habitantes de Dabir
- Igreja 'Eu Sou a Porta'
- Cruzada Evangélica do Ministério de Jeová, Deus do Fogo
- Igreja da Bênção Mundial
- Igreja das Sete Trombetas do Apocalipse
- Igreja Barco da Salvação
- Igreja Pentecostal do Pastor Sassá
- Igreja Sinais e Prodígios
- Igreja de Deus da Profecia no Brasil e América do Sul
- Igreja do Manto Branco
- Igreja Caverna de Adulão
- Igreja Este Brasil é Adventista
- Igreja E.T.Q.B (Eu Também Quero a Bênção) (?)
- Igreja Evangélica Florzinha de Jesus (Putz!)
- Igreja Cenáculo de Oração Jesus Está Voltando
- Ministério Eis-me Aqui
- Igreja Evangélica Pentecostal Creio Eu na Bíblia
- Igreja Evangélica A Última Trombeta Soará
- Igreja de Deus Assembléia dos Anciãos
- Igreja Evangélica Facho de Luz
- Igreja Batista Renovada Lugar Forte
- Igreja Atual dos Últimos Dias
- Igreja Jesus Está Voltando, Prepara-te
- Ministério Apascenta as Minhas Ovelhas (dá-lhe cajado!)
- Igreja Evangélica Bola de Neve
- Igreja Evangélica Adão é o Homem
- Igreja Evangélica Batista Barranco Sagrado
- Ministério Maravilhas de Deus
- Igreja Evangélica Fonte de Milagres
- Comunidade Porta das Ovelhas
- Igreja Pentecostal Jesus Vem, Você Fica (Você senta, Jesus levanta?)
- Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe de Cristo
- Igreja Evangélica Luz no Escuro
- Igreja Evangélica O Senhor Vem no Fim (Só no fim?)
- Igreja Pentecostal Planeta Cristo
- Igreja Evangélica dos Hinos Maravilhosos
- Igreja Evangélica Pentecostal da Bênção Ininterrupta
- Assembléia de Deus Batista A Cobrinha de Moisés (Ai! Meus sais!)
- Assembléia de Deus Fonte Santa em Biscoitão (De novo! Meus sais!)
- "Igreija" Evangélica Muçulmana Javé é Pai
- Igreja Abre-te-Sésamo
- Igreja Assembléia de Deus Adventista Romaria do Povo de Deus
- Igreja Bailarinas da Valsa Divina
- Igreja Batista Floresta Encantada
- Igreja da Bênção Mundial Pegando Fogo do Poder (Ihhhh!)
- Igreja do Louvre
- Igreja ETQB, Eu Também Quero a Bênção
- Igreja Evangélica Batalha dos Deuses
- Igreja Evangélica do Pastor Paulo Andrade, O Homem que Vive sem Pecados (é o Cristo em pessoa!!)
- Igreja Evangélica Idolatria ao Deus Maior
- Igreja MTV, Manto da Ternura em Vida
- Igreja Pentecostal Marilyn Monroe (?)
- Igreja Quadrangular O Mundo É Redondo
- Igreja Evangélica Florzinha de Jesus (Londrina - PR)
- Igreja Pentecostal Trombeta de Deus (Samambaia - DF)
- Igreja Pentecostal Alarido de Deus (Anápolis - GO)
- Igreja pentecostal Esconderijo do Altíssimo (Anápolis - GO)
- Igreja Batista Coluna de Fogo (Belo Horizonte - MG)
- Igreja de Deus que se Reúne nas Casas (Itaúna - MG)
- Igreja Evangélica Pentecostal a Volta do Grande Rei (Poços de Caldas - MG)
- Igreja Evangélica Pentecostal Creio Eu na Bíblia (Uberlândia - MG)
- Igreja Evangélica a Última Trombeta Soará (Contagem - MG)
- Igreja Evangélica Pentecostal Sinal da Volta de Cristo (Três Lagoas - MS)
- Igreja Evangélica Assembléia dos Primogênitos (João Pessoa -PB)
- Ministério Favos de Mel (Rio de Janeiro - RJ)
- Assembléia de Deus com Doutrinas e sem Costumes (Rio de Janeiro - RJ)



Fontes Bibliográficas:
Catecismo da Igreja Católica
http://www.catequisar.com.br/index.html
http://www.santuariopenapolis.com.br/downloads.php?doCatCodigo=10
http://www.igrejacampogrande.pt/catequese_adultos_1TR.html#home
http://www.pictor.com.br/aguaviva/index.php?pag=noticias&id_tema=56¬icias=S
http://www.diocese-sjc.org.br/


Evandro Luiz
Bacharel em Direito.
Jornalista pelo Registro 56020-SP de 20/02/09
Por força de liminar – Ação Civil Pública 2001.61.00.025946-3 e Portaria Ministerial nº. 22/207

Nenhum comentário :

Postar um comentário

recados para orkut


Reflexão

Todas as pessoas costumam falar em justiça ,mas para a maioria delas o fundamento dessa justiça são princípios e valores humanos, principalmente o que está escrito nas leis. Para nós cristãos, esse critério não é suficiente para entendermos verdadeiramente o que é justiça. Não é suficiente em primeiro lugar porque nem tudo o que é legal, é justo ou moral, como por exemplo a legalização do divórcio, do aborto ou da eutanásia. Também devemos levar em consideração que todas as pessoas, embora sejam seres naturais, possuem um dom de Deus que faz delas superiores à natureza, participantes da vida divina, e como Deus é amor, o amor é, para quem crê, o único e verdadeiro critério da justiça

CNBB - Imprensa