quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Agentes da Pascom debatem Documento de Estudo 101 da CNBB


Cerca de 80 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) das arquidioceses e dioceses que integram o Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), reuniram-se de 18 a 20 de novembro, em Jundiaí (SP), para discutir sobre "A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil". O evento, promovido pela Pastoral da Comunicação realizou-se no Centro de Convivência "Mãe do Bom Conselho", no bairro Colônia.

De acordo com informações da coordenação do evento, o objetivo do encontro foi promover e debater uma reflexão sobre o Documento de Estudos 101 da CNBB "A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil", além de ser uma oportunidade para troca de experiências, reflexões e intercâmbio, entre os agentes dessa Pastoral no Regional.
Para contribuir com esse debate, foi convidado o jornalista e diretor artístico da Rede Aparecida de Televisão, padre Evaldo César de Souza, que nos três dias falou sobre o tema do encontro.
Inicialmente o padre Evaldo apresentou um apanhado geral sobre o significado da comunicação e sua evolução ao longo da história, passando por teorias da comunicação, símbolos, e semiótica, contextualizando com a evolução dos meios e os caminhos trilhados pela Igreja no que se refere ao assunto comunicação.
Para o padre, a Pascom deve ser uma pastoral que dá força orgânica as demais pastorais existentes na Igreja, com o desafio de trabalhar na sociedade midiática (de informação). Ele destacou pontos importantes do Estudo 101, traçando um paralelo com suas experiências como profissional de comunicação na TV Aparecida, dando pistas importantes para que os agentes possam desenvolvê-las em suas arquidioceses.
O bispo de Jundiaí, dom Vicente Costa, acolheu todos os participantes na noite de abertura e presidiu a missa no sábado. Dirigida aos participantes, foi lida na abertura do encontro, a mensagem da Presidência do Regional Sul 1, onde se destacam as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
Dom José Moreira de Melo, bispo referencial da Pascom no Regional esteve presente durante todo encontro, que também contou com a presença da irmã Maria Celeste Ghilslandi, assessora da Pascom, do padre Marcos Vinícius (coordenador) e demais membros da coordenação da Pascom no Regional.
Além dos agentes da Pastoral da Comunicação, participaram também do evento profissionais da área, estudantes e representantes da mídia católica.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

recados para orkut


Reflexão

Todas as pessoas costumam falar em justiça ,mas para a maioria delas o fundamento dessa justiça são princípios e valores humanos, principalmente o que está escrito nas leis. Para nós cristãos, esse critério não é suficiente para entendermos verdadeiramente o que é justiça. Não é suficiente em primeiro lugar porque nem tudo o que é legal, é justo ou moral, como por exemplo a legalização do divórcio, do aborto ou da eutanásia. Também devemos levar em consideração que todas as pessoas, embora sejam seres naturais, possuem um dom de Deus que faz delas superiores à natureza, participantes da vida divina, e como Deus é amor, o amor é, para quem crê, o único e verdadeiro critério da justiça

CNBB - Imprensa