terça-feira, 25 de setembro de 2012

Mídias Digitais: desafios e possibilidades para a evangelização


E-mailImprimirPDF
18_encontroSPPASCOM





Este é o tema do 18º Encontro Estadual de Comunicação que se realizará de 23 a 25 de novembro, no Instituto Salesiano Pio XI, em São Paulo (SP). O evento é organizado pela Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) e deve reunir agentes de comunicação e profissionais da mídia católica das arquidioceses e dioceses do estado de São Paulo.

Este ano, o encontro contará com a assessoria da professora Polyana Ferrari da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Mídias Digitais e do padre Gildásio Mendes dos Santos, salesiano, de Campo Grande, com especialização e experiência no uso das Mídias Digitais na evangelização.
Para esta edição, está prevista uma dinâmica diferente. Padre Gildásio irá trabalhar com “cases” nos diversos segmentos pastorais que representem o uso e o impacto nas mídias digitais e nas redes sociais. Segundo o assessor, a metodologia de trabalho será uma oportunidade de mostrar o que está sendo feito nas comunidades e lançar um olhar sobre cada um para relevar os desafios e apresentar propostas práticas. Participantes irão apresentar cases com temas como Pastoral Vocacional, Catequese, formação de lideranças, Liturgia, entre outros, que serão analisados e servirão de exemplos concretos de utilização dos meios para a evangelização.
O evento contará ainda com outro atrativo que será a Noite Cultural, na qual os participantes irão conhecer o Museu de Arte Sacra de São Paulo e o Mosteiro de São Bento, que ficarão abertos, exclusivamente, para receber o grupo.
Segundo a coordenadora regional irmã Maria Celeste Ghislandi o "objetivo do encontro é mostrar o fenômeno das Mídias Digitais e seu impacto na sociedade e na evangelização”. Além disso, o evento se propõe em reunir agentes da pastoral da Comunicação e profissionais da área da comunicação em geral. A coordenadora destaca ainda que o encontro “pretende não só informar, mas oferecer pistas e apoio para que as novas tecnologias virtuais sejam utilizadas na pastoral como forças integradoras para a formação, comunhão e comunicação da vida e ação da Igreja”, concluiu irmã Celeste.
A solenidade de Abertura do evento será na sexta-feira, 23 de novembro, às 20h, seguida da conferência proferida pelo arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, que abordará o tema da Nova Evangelização, no contexto das novas tecnologias.
As inscrições devem ser feitas no site do Regional Sul 1 www.cnbbsul1.org.br , por meio de preenchimento do formulário on line.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

recados para orkut


Reflexão

Todas as pessoas costumam falar em justiça ,mas para a maioria delas o fundamento dessa justiça são princípios e valores humanos, principalmente o que está escrito nas leis. Para nós cristãos, esse critério não é suficiente para entendermos verdadeiramente o que é justiça. Não é suficiente em primeiro lugar porque nem tudo o que é legal, é justo ou moral, como por exemplo a legalização do divórcio, do aborto ou da eutanásia. Também devemos levar em consideração que todas as pessoas, embora sejam seres naturais, possuem um dom de Deus que faz delas superiores à natureza, participantes da vida divina, e como Deus é amor, o amor é, para quem crê, o único e verdadeiro critério da justiça

CNBB - Imprensa