quinta-feira, 4 de março de 2010

A Graça

A Graça Jo 17,17-25

Objetivo: Permitir aos adultos compreenderem o que é a graça de Deus, sua presença no mundo e em cada ser humano.

A graça é antes de tudo e principalmente o Dom do Espírito que nos justifica e nos Santifica. São graças sacramentais dons próprios dos diferentes sacramentos. C.I.C 2003

Nossa justificação vem da graça de Deus. A graça é o favor, o socorro gratuito que Deus nos dá para responder a seu convite: tornar-nos filhos de Deus (Jo 1, 12-18), filhos adotivos participantes da natureza divina, da vida Eterna. CIC 1996

A graça do Espírito Santo nos dá a justiça de Deus. CIC 2017.

Sendo de ordem sobrenatural, a graça escapa à nossa experiência e só pode ser conhecida pela fé. CIC 2005

Graça Santificante e Graça atual
A Santíssima Trindade dá ao batizado a graça santificante, a graça da justificação, a qual :
Torna-o capaz de crer em Deus, de esperar nele e de amá-lo por meio das virtudes teologais;
Concede-lhe o poder de viver e agir sob a moção do Espírito Santo por seus dons;
Permite-lhe crescer no bem pelas virtudes morais.

Assim, todo o organismo da vida sobrenatural do cristão tem sua raiz no santo batismo. CIC 1266

A graça de Cristo é o Dom gratuito que Deus nos faz de sua vida infundida pelo espírito Santo em nossa alma, para curá-la do pecado e santificá-la; trata-se da graça santificante ou deificante, recebida no Batismo. Em nós, ela é a fonte da obra santificadora (Jo4, 14; 7, 38-39) CIC 1999

A Igreja, unida a Cristo, é santificada por Ele; por Ele e nele torna-se também santificante, todas as obras da Igreja tendem, como seu fim, "à santificação dos homens em Cristo e a glorificação de Deus" . È nela que "adquirimos a santidade pela graça de Deus". Deve-se distinguir a graça habitual, disposição permanente para viver e agir conforme o chamado divino, e as graças atuais, que designam as intervenções divinas, quer na origem da conversão, quer no decorrer da obra da santificação. CIC 2000

A graça santificante é o Dom gratuito que Deus nos faz de sua vida, infundida pelo espírito Santo em nossa alma, para curá-la do pecado e santifica-la. CIC 2023

A graça santificante nos faz "agradáveis a Deus", Os carismas, graças especiais do Espírito Santo, são ordenados à graça santificante e tem como alvo o bem comum da Igreja. Deus opera também por graças atuais múltiplas, que se distinguem da graça habitual, permanente em nós CIC 2024

A perda da graça
Mas por que Deus não impediu o primeiro homem de pecar? S. Leão Magno responde: "A graça inefável de Cristo deu-nos bens melhores do que aqueles que a inveja do Demônio nos havia subtraído". CIC 1861

Cristo é Senhor da vida Eterna. É pela recusa da graça nesta vida que cada um já se julga a si mesmo (Jo 3,18; 12,48), recebe de acordo com suas obras (1Cor 3,12-15) e pode até condenar-se para a eternidade ao recusar o Espírito de amor (Mt 12,32; Hb 6,4-6; 10, 26-31) CIC 679

A abertura a graça
Como afirma S. Paulo : "Onde avultou (aumentar, intensificar, acentuar) o pecado, a graça superabundou" (Rm 5,20). A alma só pode entrar livremente na comunhão do amor. Deus toca imediatamente e move diretamente o coração do homem. As promessas da "vida eterna" respondem, além de a toda nossa esperança, a esta aspiração CIC 2002

Graça da Ordem
A graça do Espírito Santo própria deste sacramento é a graça da configuração a Cristo sacerdote, Mestre e pastor, do qual o homem ordenado é constituído ministro. CIC 1858

No caso do Bispo, trata-se de uma graça de força ("O Espírito que constitui chefes": Oração de consagração do Bispo do rito latino): a graça de guiar e de defender com força e prudência sua Igreja como pai e pastor, com um amor gratuito por todos e uma predileção pelos pobres, doentes e necessitados. (ver oração do parágrafo) CIC 1586

Quanto aos diáconos, "a graça sacramental lhes concede a força necessária para servir ao povo de Deus na 'diaconia' da liturgia, da palavra e da caridade, em comunhão com o Bispo e seu presbitério". CIC 1589

Diante da grandeza da graça e da missão sacerdotais, os santos doutores sentiram o urgente apelo à conversão, a fim de corresponder através de toda a sua vida Àquele de quem são constituídos ministros pelo sacramento. CIC 1589

Graça Batismal
Se às vezes se fala da Confirmação como o "sacramento da maturidade cristã", nem por isso se deve confundir a idade adulta da fé com a idade adulta do crescimento natural, nem esquecer que a graça batismal é uma graça de eleição gratuita e imerecida que não precisa de uma "ratificação" para tornar-se efetiva. CIC 1308

Os diferentes efeitos do Batismo são significados pelos elementos sensíveis do rito sacramental. O mergulho na água faz apelo ao simbolismo da morte e da purificação, mas também da regeneração e da renovação. CIC 1262

Graça do matrimonio
Cristo é a fonte desta graça. "Como outrora Deus tomou a iniciativa do pacto de amor e fidelidade com seu povo, assim agora o salvador dos homens, esposo da Igreja, vem ao encontro dos cônjuges cristãos pelo sacramento do matrimonio". CIC 1642

"em seu estado de vida e função, (os esposos cristãos) tem um Dom especial dentro do povo de deus" esta graça própria do sacramento do matrimônio se destina a aperfeiçoar o amor dos cônjuges, a fortificar sua unidade indissolúvel. Por esta graça "eles se ajudam mutuamente a santificar-se na vida conjugal, como também na aceitação e educação dos filhos". CIC 1641

como Jesus veio para restabelecer a ordem inicial da criação perturbada pelo pecado, ele mesmo dá a força e a graça para viver o casamento na nova dimensão do reino de Deus. CIC 1615

A Graça da Eucaristia
A riqueza inesgotável deste sacramento exprime-se nos diversos nomes que lhe são dados. Eucaristia significa, primeiramente "ação de graças". CIC 1360

A graça da Penitência
Cristo institui o sacramento da Penitência para todos os membros pecadores de sua Igreja, antes de tudo para aqueles que depois do batismo, cometeram pecado grave e com isso perderam a graça Batismal e feriram a comunhão eclesial. É a eles que o sacramento da Penitência oferece uma nova possibilidade de concertar-se e de recobrar a graça da justificação. Os padres da Igreja apresentam este sacramento como "a Segunda tábua (de salvação) depois do naufrágio que é a perda da graça"

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Reflexão

Todas as pessoas costumam falar em justiça ,mas para a maioria delas o fundamento dessa justiça são princípios e valores humanos, principalmente o que está escrito nas leis. Para nós cristãos, esse critério não é suficiente para entendermos verdadeiramente o que é justiça. Não é suficiente em primeiro lugar porque nem tudo o que é legal, é justo ou moral, como por exemplo a legalização do divórcio, do aborto ou da eutanásia. Também devemos levar em consideração que todas as pessoas, embora sejam seres naturais, possuem um dom de Deus que faz delas superiores à natureza, participantes da vida divina, e como Deus é amor, o amor é, para quem crê, o único e verdadeiro critério da justiça

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