A Catequese é um processo complexo, que envolve o todo da pessoa, e que ajuda a fazer com que o "mistério cristão" (a pessoa, a mensagem e missão de Jesus Cristo e tudo o que dele vem) tenha eco, ressoe na vida das pessoas, repercuta e transborde, atingindo o modo de ser, viver, fazer, se relacionar, organizar a vida social e esperar a vitória definitiva de Deus sobre a morte e todo mal. (Este blog é mantido como teste para a pagina do Blogueiros em catequese - na WEB)
sábado, 30 de outubro de 2010
Linha do Tempo
(Gn 12,1-25,8)
CISMA EXÍLIO EXÍLIO CIRO NEEMIAS ESDRAS
NA ASSÍRIA NA BABILÔNIA
ZOROBABEL IMPÉRIO IMPÉRIO JESUS CRISTO
GREGO ROMANO.
PRÉ-HISTÓRIA 130 d.C 2002 d.C 950 a.C 750 a.C 622 a.C 640 a.C
1800 a.C 1250 a.C 200 a.C 1050 a.C 1000a.C 971 a.C 931 a.C 722 a.C
581 a.C 538 a.C 530 a.C 450 a.C 440 a.C 330 a.C 63 d.C 100 d.C
PATRIARCAS CHEFES MONARQUIA MONARQUIA
ÚNICA DIVIDIDA
Isaac (21,1-35,29) Consolidação Período riquíssimo
Jacó (25,26-49,33) da conquista em escritos
[promessas: Terra, Descendência, Bênção] da terra
Norte – Israel (Samaria de Siquém) Sargão II Nabucodonosor Retorno Recontrução
Rei = Jeroboão do exílio do Templo
Sul – Judá (Jerusalém)
Rei = Roboão
Reconstrução Reconstrução Alexandre Pompeu N. Testamento Tempo
Das muralhas das Leis Magno Era Apostólica da Igreja
P Javista (J) Eloísta (E) Deuteronomista (D)
A
R Sacerdotal(P) Harmonização das 4 tradições
U
S
I
A
LINHA DO TEMPO (POVO DE ISRAEL)
SALOMÃO JEOVISTA
Nome de Deus = Javé
Montanha = Sinai
Ambiente = Judéia
Tempo = Do reinado de Salomão
Até o século VIII
Deus = próximo, com traços humanos
Textos legislativos = Ex 34, 1-27
Nome de Deus = Elohim
Montanha = Horeb
Ambiente = Reino do Norte
Tempo = Por volta de 750 a.C
Deus = Transcendente; não fala
Oralmente, mas por sonhos.
Textos legislativos = Ex 20, 1-17 ; Ex 20,22 – 23,33.
Montanha = Horeb
Ambiente = Costumes do Reino do Norte
Tempo = 1a edição => encontrada na
Reforma do Templo.
2a edição => depois de 587.
Deus = é bom e fala ao coração do homem.
Tradição formada ao longo dos séculos.
Ambiente = Sacerdotes de Jerusalém
Nome de Deus = Elohim, El Shaddai e Javé.
Deus = bem transcendente, Santo, Separado.
Harmonização das 4 tradições
CURSO DE TEOLOGIA PARA LEIGOS
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À SAGRADA ESCRITURA
PROGRAMA
1 – Constituição Dogmática Dei Verbum , Sobre a Revelação Divina
a) Inspiração e verdade na Sagrada Escritura
b) Interpretação da Sagrada Escritura
c) A História da Salvação no Antigo Testamento
d) Importância do Antigo Testamento para os Cristãos
e) A Igreja venera a Sagrada Escritura
f) Importância da Sagrada Escritura para a Teologia
2 – O Deus que se encontra no caminho
a) O que distingue a fé bíblica em Deus das outras religiões do mundo antigo
b) Como e por que a Bíblia fala tantas vezes dos inícios
c) A Bíblia e a nossa pergunta sobre “o que aconteceu no fundo”
3 – As Tradições do Pentateuco
a) Israel e sua fé retratados em uma história
b) Quatro documentos em um só
c) Aa Tradições Javista, Eloísta, Deuteronômica e Sacerdotal
d) Influência de Moisés
e) Luz no caminho
f) As narrações Patriarcais e nós hoje
4 – O Deus que dá a vida no deserto
a) A península do Sinai como possível espaço vital dos antepassados de Israel
b) Testemunhos arqueológicos da vida humana do 3o e 2o milênios a.C
c) Informações egípcias sobre os nômades do Sinai do 2o milênio a.C
d) Um Deus que quer ser próximo no deserto
e) Javé que dá os dez mandamentos em cima de uma montanha no deserto
5 – O Antigo Testamento
a) Introdução : a história e o relato
b) A História de Israel
c) O relato bíblico
- A Teologia da Promessa
- A Teologia da Libertação
- A Teologia da Aliança
6 – O Deus que liberta
a) O período em que o êxodo pode ter ocorrido
b) Autoconsciência dos faraós e suas conseqüências para os súditos
c) Condições de vida no serviço de trabalho do faraó
d) Possível decorrer do êxodo
e) O caminho pelo qual o grupo do êxodo saiu do Egito
f) Experiência fundamental: Ele quer estar aqui como aquele que liberta
Reflexão
Todas as pessoas costumam falar em justiça ,mas para a maioria delas o fundamento dessa justiça são princípios e valores humanos, principalmente o que está escrito nas leis. Para nós cristãos, esse critério não é suficiente para entendermos verdadeiramente o que é justiça. Não é suficiente em primeiro lugar porque nem tudo o que é legal, é justo ou moral, como por exemplo a legalização do divórcio, do aborto ou da eutanásia. Também devemos levar em consideração que todas as pessoas, embora sejam seres naturais, possuem um dom de Deus que faz delas superiores à natureza, participantes da vida divina, e como Deus é amor, o amor é, para quem crê, o único e verdadeiro critério da justiça
CNBB - Imprensa
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