segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Arquidiocese do Rio de Janeiro reflete sobre Fé e Esporte


E-mailImprimirPDF
esporte_fe_rj


A arquidiocese do Rio de Janeiro recebeu, durante a Semana do Esporte e Fé, o secretário da seção “Igreja e Esporte”, do Pontifício Concílio para os Leigos, padre Kevin Lixey, como conferencista do Seminário “Religião e o Esporte”, na Casa Julieta de Serpa, no Flamengo. O arcebispo dom Orani João Tempesta, o coordenador da Pastoral do Esporte, padre José Carlos Lino, a deputada estadual Myriam Rios, o representante da Associação Nacional de Educação Católica, Tarcísio Basílio e o membro do Diretório Monárquico do Brasil, Marcelo Roberto Ferreira compuseram a mesa de reflexões sobre o tema

O evento foi aberto pelo arcebispo, que destacou a importância do esporte para a evangelização, recordando a proximidade da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e das Olimpíadas que terão o Rio de Janeiro como sede e o trabalho realizado pelo padre Lino, inclusive divulgando a Pastoral do Esporte em outras dioceses do país.
Padre Kevin destacou que, hoje, o esporte assume a proporção de fenômeno de massa e é capaz de derrubar as barreiras geográficas, sociais, econômicas e lingüísticas, sendo importante para a vida saudável. A prática esportiva, segundo acredita, é fundamental para o desenvolvimento integral da pessoa, visando a boa forma física para a “boa vida interior”. Para ele, os exercícios são um “precioso instrumento educativo”, visto que possibilitam uma “magnífica disciplina pessoal”, que auxilia no equilíbrio psíquico e orienta para “manifestações fraternas”.
“O esporte se manifesta como um portador de significados que ultrapassa a mera prática esportiva. É capaz de interpretar a vida e de contextualizá-la no mistério da pessoa humana - o que recupera a dimensão da espiritualidade no esporte, não como uma entidade que é adicionada a partir do exterior, mas como uma qualidade interior daquele que o pratica”, explicou.
O esporte foi apresentado como um importante sinal de esperança também para o próprio homem e para a cultura. De acordo com o padre Kevin, o objetivo principal da Igreja não consiste tanto em fomentar nem simplesmente promover qualquer esporte, mas na criação de condições para construir uma personalidade completa dotada com uma lúcida consciência moral, capaz de enfrentar as vicissitudes da vida.
O beato papa João Paulo II foi quem inaugurou a seção “Igreja e Esporte”, no Pontifício Concilio para os Leigos, em 2004. A percepção da amplitude de horizontes que o esporte abre para a evangelização é que vem à tona com mais força.
A semana do Esporte e Fé teve início no último domingo, 11, e segue até o próximo sábado, 17, quando haverá o encontro “Juventude Esporte e Fé”, na catedral, às 10h.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

recados para orkut


Reflexão

Todas as pessoas costumam falar em justiça ,mas para a maioria delas o fundamento dessa justiça são princípios e valores humanos, principalmente o que está escrito nas leis. Para nós cristãos, esse critério não é suficiente para entendermos verdadeiramente o que é justiça. Não é suficiente em primeiro lugar porque nem tudo o que é legal, é justo ou moral, como por exemplo a legalização do divórcio, do aborto ou da eutanásia. Também devemos levar em consideração que todas as pessoas, embora sejam seres naturais, possuem um dom de Deus que faz delas superiores à natureza, participantes da vida divina, e como Deus é amor, o amor é, para quem crê, o único e verdadeiro critério da justiça

CNBB - Imprensa