quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo faz parceria para implantar curso em Portugal


E-mailImprimirPDF
Prof._Claudio_2



Um curso voltado à família, ao Direito e à Igreja será lançado em Lisboa, Portugal, no dia 17 deste mês, resultado da parceria entre a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Universidade de Lisboa, a Pontifícia Universidade Gregoriana e a Universidade Maria Santíssima Assunta (as duas últimas de Roma). O curso será ministrado em Lisboa e transmitido para Brasil e Roma por videoconferência, tendo a participação de quatro professores de cada uma das universidades, que falarão sobre “Dignidade do ser humano”, “Direito e família”, “Direito e Igreja” e “Sociedade e família”, tendo como princípio o Magistério da Igreja. O curso é resultado, sobretudo, do esforço dos diretores das faculdades de Direito da PUC-SP, e de Lisboa, professores Marco Antônio Marques da Silva e Eduardo Vera-Cruz Pinto, respectivamente.

De acordo com o , chefe de gabinete da Reitoria da PUC-SP, o curso disponibilizará 15 vagas para cada uma das quatro universidades, totalizando 60 vagas. Ele adiantou também que as aulas deverão começar ainda este ano, possivelmente no segundo semestre. “Destacamos a importância do curso, porque a PUC-SP participará de igual para igual com as demais universidades, o que nos dá um salto de reconhecimento no cenário mundial entre as pontifícias universidades; vamos fazer o resgate de nossa própria imagem junto ao Vaticano, confirmando que temos razão de ser e estamos justificando nosso título e nossa bênção papal”, completou.
O lançamento do curso acontece num momento especial em que a Exortação Apostólica Familiaris Consortio completa 30 anos. Pensando nisso e para aproveitar a ocasião, a Universidade de Lisboa e a PUC-SP – por meio de seu Núcleo de Fé e Cultura – se juntaram à Confederação Nacional das Associações de Família de Portugal (CNAF) e à Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa para prover uma série de palestras sobre a Familiaris Consortio.
A abertura do encontro será feita pelos cardeais dom Ennio Antonelli, presidente do Pontifício Conselho para a Família; dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo e grão-chanceler da PUC-SP; por dom José da Cruz Policarpo, arcebispo de Lisboa; e pelo núncio apostólico de Lisboa, dom Rino Passigato.
A mesa será composta também pelos reitores da Universidade de Lisboa, professor Sampaio da Nóvoa; da PUC-SP, professor Dirceu de Mello; pela consultora do Pontifício Conselho para a Família e presidente do CNAF, Maria Teresa Costa Macedo; pelo representante do Ministério da Justiça, Fernando Santo; e pelo diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, professor Eduardo Vera-Cruz Pinto. Entre as palestras, destaque para “A família no século 21”, que terá fala do cardeal Scherer, e “A família portuguesa e o seu Direito”, proferida pelo professor Langróiva. O professor Marco Antonio Marques da Silva será o moderador do debate sobre “A família e a Lei”.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

recados para orkut


Reflexão

Todas as pessoas costumam falar em justiça ,mas para a maioria delas o fundamento dessa justiça são princípios e valores humanos, principalmente o que está escrito nas leis. Para nós cristãos, esse critério não é suficiente para entendermos verdadeiramente o que é justiça. Não é suficiente em primeiro lugar porque nem tudo o que é legal, é justo ou moral, como por exemplo a legalização do divórcio, do aborto ou da eutanásia. Também devemos levar em consideração que todas as pessoas, embora sejam seres naturais, possuem um dom de Deus que faz delas superiores à natureza, participantes da vida divina, e como Deus é amor, o amor é, para quem crê, o único e verdadeiro critério da justiça

CNBB - Imprensa