Vanessa Fernandes | AI
IPMMI
As Irmãs Pequenas Missionárias, de São José dos Campos, se preparam para o Natal vivenciando os personagens e os elementos do Presépio. Pouco antes do início da Novena de Natal (16/12), elas fazem um sorteio dos “ofícios ou funções” que deverão desempenhar: Nossa Senhora, São José, O Bercinho, A Palhinha, O Burrinho, O Boizinho, Os Pastores, Os Reis Magos, A Estrela ou O Anjo.
As “sortinhas de Natal”, como são carinhosamente chamadas pelas 250 religiosas da Congregação, foram criadas por Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, fundadora da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, que se encontra em processo de canonização. De maneira simples, ela usou a descrição de cada integrante do Presépio para incentivar a prática de virtudes cristãs como a humildade, a paciência, a caridade, a serenidade e o desapego.
“Os 10 ofícios que a Madre nos deixou são vivenciados durante a novena. As mensagens nos dizem o que temos de fazer para Deus”, explica a Irmã Maria da Penha, responsável pela Pastoral Vocacional.
As “sortinhas de Natal” também podem ser vivenciadas por famílias, no trabalho ou entre amigos. Conheça cada ofício e pratique as “Sortinhas de Natal” com a sua família também:
1º Ofício: NOSSA SENHORAFaça para o Menino Jesus o ofício de Nossa Senhora. Quanta ternura no Seu coração, quanta delicadeza no Seu carinho, quanta solicitude no Seu amor! Ela era toda para o Seu Pequenino Rei. Procure imitá-la. Mas para fazê-lo bem de perto, seja bem pura(o) e muito humilde. A pureza e a humildade de Nossa Senhora a fizeram Mãe de Deus!
2º Ofício: SÃO JOSÉSeja junto do Pequenino Jesus como São José. Muito silencioso para ouvir e guardar tudo o que lhe dizia seu Deus no fundo de seu coração, para aprender tudo de Jesus e Maria. Pratique o silêncio e a oração de São José.
3º Ofício: O BERCINHOSeja o berço em que o Menino Jesus descansava, adormecido, sonhando já com a nova Redenção, com a Eucaristia, com o amor que daria a Seu Pai Eterno e a nós, suas pobres criaturas. Oh! Cuidado para não acordar o Pequenino Rei! Pratique para isso a caridade que perdoa, que esquece, que não se zanga e nem se agita quando ofendido. Não sacuda o teu Reizinho.
4º Ofício: A PALHINHASeja para o Menino Jesus que vai nascer, a palhinha. Procure ser bem macia (o) para descansá-lo e para que Ele goste de ali ficar. Pratique para isso a doçura de maneiras, doçura de palavras, mas doçura que vem do coração.
5º Ofício: O BURRINHONa corte do Pequenino Rei Jesus, seja o burrinho. Nosso Senhor que ama os humildes e pequeninos, permitiu que lá estivesse o burrinho quando Ele nasceu. O burrinho que levou Nossa Senhora a Belém. Seja bem humilde para cumprir bem o teu Ofício, e será assim o burrinho que leva Jesus às almas.
6º Ofício: O BOIZINHOO boi também estava no Presépio. Fazia frio e dizem que o boizinho com sua quente respiração aqueceu a gruta do Menino Jesus. É preciso que você desempenhe bem o teu Ofício, aquecendo o Jesus que vive no teu próximo, por meio de uma grande paciência e humildade.
7º Ofício: OS PASTORESJesus Menino não convidou na noite de Natal os grandes, os ricos, mas os pastorzinhos. Eles aí vieram, apenas ouviram a voz do Anjo que lhes anunciava: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade!”. Seja um bom pastor junto de Jesus. Traga-lhe a oferta do teu coração cheio de muita simplicidade.
8º Ofício: OS REIS MAGOSOs Reis Magos fizeram exceção na corte do Pequenino Rei. Para cumprir o teu ofício junto de Jesus, pratique um ato de desapego a cada dia e crescerás no amor, juntando riquezas para o céu.
9º Ofício: A ESTRELASeja a estrela. Foi a estrelinha que guiou os reis e que os levou até o Presépio. Não fosse ela, eles não encontrariam Jesus. Você deve também levar a Jesus todos os que se aproximam de ti. Que todos se sintam atraídos para a fonte do brilho da santa alegria que você irradia: o amor de Deus.
10º Ofício: O ANJOSeja o Anjo no Presépio. Que faz o anjo? É mensageiro. Ele anuncia o nascimento de Jesus, o Verbo de Deus, leva-lhes muitas almas, sem, contudo, deixar a adoração, o recolhimento. Adore sempre como um anjo, o Jesus nascido cada dia no sacrário por nosso amor e anuncie-o às almas que lutam, que sofrem, que ainda não sabem onde está a felicidade.
::Presépio Virtual::
Visite o hotsite preparado pelo Portal A12 - a12.com/natal