O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso, dom Francisco Biasin, divulgou na manhã de hoje, 29, uma nota de pesar pelo assassinato do bispo anglicano Edward Robinson de Barros Cavalcanti, e sua esposa, Miriam Cotias Cavalcanti, ocorrida na noite do último dia 26 de fevereiro.
Em nota, dom Francisco expressa sua solidariedade com parentes e amigos do casal morto em Pernambuco, dizendo: “Suplicamos a Deus para que os filhos das famílias brasileiras possam crescer orientados pelo que diz as Escrituras Sagradas “Honra teu pai e tua mãe” (Ex 20,12). E reiteramos o nosso compromisso para a promoção do diálogo que possibilita a construção de uma realidade de paz para as famílias brasileiras, para as nossas igrejas e para a sociedade como um todo”.
Dom Robinson, era bispo diocesano da Igreja Episcopal Anglicana, grande defensor das causas sociais, e criador da Comissão de Direitos Humanos da Diocese do Recife que foi o embrião da atual Secretaria Diocesana de Defesa dos Direitos Humanos.
Entenda o caso
No domingo, 26, dom Edward Robinson foi barbaramente assassinado em sua casa, no bairro dos Bultrins, município de Olinda, Pernambuco, por seu filho adotivo, Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, de 29 anos. A esposa de dom Robinson, Miriam Nunes Machado, ainda foi levada com vida ao hospital, mas não resistiu. Eduardo teria golpeado o pai depois de uma discussão. A mãe tentou interferir e também teria sido agredida pelo rapaz, que, em seguida, tentou se suicidar.
Eduardo morava nos Estados Unidos desde os 17 anos de idade e tinha chegado há três dias. Ainda não se sabe o que motivou o crime.
Leia abaixo a íntegra da mensagem de dom Francisco Biasin, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso:
Nota de solidariedade da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso
A Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), recebeu com pesar a notícia da morte do bispo anglicano dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti, e sua esposa, a senhora Miriam Cotias Cavalcanti, ocorrida na noite do dia 26 de fevereiro de 2012.
A trágica forma e as circunstâncias nas quais morreram esses dois irmãos cristãos anglicanos nos levam, como Igrejas, a intensificarmos os esforços que visam a educação da juventude brasileira e sua integração na convivência familiar orientada pelos valores da fé cristã.
Expressamos nossa solidariedade para com os familiares de dom Robson e a Sra. Miriam, e para com os irmãos de tradição anglicana. Suplicamos a Deus para que os filhos das famílias brasileiras possam crescer orientados pelo que diz as Escrituras Sagradas: “Honra teu pai e tua mãe” (Ex 20,12). E reiteramos o nosso compromisso para a promoção do diálogo que possibilita a construção de uma realidade de paz para as famílias brasileiras, para as nossas igrejas e para a sociedade como um todo.
Dom Francisco Biasin
Bispo de Volta Redonda/Barra do Piraí-RJ
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso
Nenhum comentário :
Postar um comentário